Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Justiça Militar julga sargento da FAB por tráfico de 39 kg de cocaína

Caso ocorrido em 2019 foi revelado pelo Radar; militar da Aeronáutica está preso na Espanha

Por Lucas Vettorazzo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 15 fev 2022, 08h05 - Publicado em 15 fev 2022, 07h30

A Justiça Militar da União começará nesta terça o julgamento do sargento da Aeronáutica Manoel Silva Rodrigues preso em junho de 2019 na Espanha transportando 39 kg em um avião da Força Aérea Brasileira integrante da comitiva presidencial. Na ocasião, Jair Bolsonaro se preparava para uma viagem internacional. A droga foi encontrada na aeronave de apoio da comitiva oficial, durante uma escala no aeroporto de Sevilha, como mostrou o Radar.

À justiça espanhola, o sargento admitiu o crime em troca de uma pena menor, de seis anos de prisão e multa de dois milhões de euros. No Brasil, outras investigações estão em curso para apurar a extensão do esquema de tráfico com uso de aeronaves da Força Aérea. Em outubro do ano passado, a PF prendeu um dos cabeças do grupo. 

Nesta terça começa o julgamento do sargento na primeira instância. A defesa quer trocar a imputação do crime de tráfico internacional de drogas para o crime previsto artigo 290 do Código Penal Militar, que tem pena menor.

Segundo o artigo, “receber, preparar, produzir, vender, fornecer, ainda que gratuitamente, ter em depósito, transportar, trazer consigo, ainda que para uso próprio, guardar, ministrar ou entregar de qualquer forma a consumo substância entorpecente, ou que determine dependência física ou psíquica, em lugar sujeito à administração militar, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar” é passível de pena de dois a cinco anos de reclusão.

A defesa pede ainda que seja descontado de uma possível pena de prisão o tempo que o sargento cumpre na cadeia na Espanha. A ação corre na 2ª Auditoria da 11ª Circunscrição Judiciária Militar (11ª CJM). A audiência está marcada para às 9h.

O sargento será julgado por um conselho formado por um juiz federal, um coronel e três capitães da Aeronáutica.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.