Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Radar

Por Gustavo Maia (interino) Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Justiça alemã libera brasileiras que tiveram bagagem trocada por drogas

Itamaraty informou há pouco a soltura do casal, preso desde março

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 11 abr 2023, 14h30 - Publicado em 11 abr 2023, 13h24

O Itamaraty informou há pouco que as brasileiras Jeanne Cristina Paolini Pinho e Katyna Baía, presas no início de março com quilos de cocaína na Alemanha, foram soltas nesta terça. Elas passaram por audiência de custódia na semana passada, mas as autoridades alemãs ainda queriam ter acesso aos indícios de que a dupla foi vítima de um golpe.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública enviou as provas à Justiça alemã. Além de os bilhetes de embarque das brasileiras indicarem malas mais leves, há imagens do sistema de segurança do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, que mostram a troca da etiqueta das bagagens. 

“Ao longo do último mês, o Consulado-Geral do Brasil em Frankfurt realizou visitas consulares, em diferentes ocasiões, às nacionais no presídio, além de ter conduzido gestões junto às autoridades carcerárias e judiciárias locais para acompanhar o trâmite legal”, disse o Ministério das Relações Exteriores, em nota.

“Intermediou, ainda, contatos com familiares e advogados das brasileiras. Representante daquela repartição consular recebeu hoje, no aeroporto de Frankfurt, familiares das brasileiras e os acompanhou ao presídio para o momento da soltura”, acrescentou. 

Continua após a publicidade

Jeanne e Kátyna são casadas e viajariam para turismo por 20 dias na Europa. Elas saíram de Goiânia e fizeram uma escala em São Paulo, onde os tíquetes das malas foram trocados por um carregamento de cerca de 40 quilos de cocaína. O casal foi algemado quando desembarcou em Frankfurt, na Alemanha.

Na semana passada, elas passaram por audiência de custódia na Alemanha. Autoridades alemãs alegaram, na ocasião, fortes indícios de que a dupla era inocente, mas solicitaram o envio das provas ao governo brasileiro. Imagens, inconsistências nos bilhetes de embarque e depoimentos foram encaminhados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.