Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Jornalista da Jovem Pan é exonerado da Alesp após comentário antissemita

Comentarista trabalhava no gabinete do deputado Campos Machado (PTB)

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 17 nov 2021, 16h26 - Publicado em 17 nov 2021, 16h14

Um dia após fazer declarações antissemitas na programação ao vivo, o comentarista da Jovem Pan José Carlos Bernardi foi exonerado do cargo que ocupava na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Na ocasião, Bernardi relacionou o crescimento econômico da Alemanha com o Holocausto e disse que o Brasil enriqueceria “se a gente matar um monte de judeus e se apropriar do poder econômico deles”.

O anúncio da demissão foi feito pelo gabinete do deputado Campos Machado (PTB), onde Bernardi era jornalista comissionado — com salário bruto aproximado de 12 000 reais.

“Em face da gravidade da opinião declarada por meu assessor, e tendo em vista os excelentes laços de amizade e respeito que tenho com a comunidade judaica, não poderia deixar de manifestar meu repúdio ao comentário (…) Não poderia continuar contando com os serviços profissionais do autor desse absurdo pronunciamento. Portanto, hoje mesmo, em comum acordo com o profissional José Carlos Bernardi, decidimos que não havia mais condições dele permanecer em meu gabinete, me restando determinar, hoje mesmo, as devidas providências para a sua imediata exoneração do cargo que ocupava”, diz comunicado de Campos Machado.

Na terça-feira, após o episódio, a Jovem Pan divulgou pedido de desculpas de José Carlos Bernardi.

Continua após a publicidade

“Peço desculpas pelo comentário infeliz que fiz hoje no jornal da manhã, ao usar um triste fato histórico para comparar as economias brasileira e alemã. Fui mal-entendido. Não foi minha intenção ofender a ninguém, a nenhuma comunidade, é só ver o contexto do raciocínio. Mas, de qualquer forma, não quero que sobrem dúvidas sobre o meu respeito ao povo judeu e que, reitero, tudo não passa de um mal-entendido”, disse o jornalista.

A Jovem Pan afirmou que “as visões de seus comentaristas não refletem, necessariamente, a opinião da empresa”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.