Isenção de IR até R$ 5 mil é conhecida por 73,1% dos brasileiros
Apesar do amplo conhecimento do eleitorado sobre a medida, proposta de Lula não serviu para conter a queda de popularidade do presidente

Na edição de VEJA que está nas bancas, o Radar revela um novo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas sobre uma das principais apostas do presidente Lula para recuperar popularidade em busca da reeleição.
Entre os dias 16 e 19 de abril, o instituto ouviu 2.020 eleitores de todo o país sobre a proposta que isenta de Imposto de Renda quem ganha até 5.000 reais. O texto foi enviado pelo governo ao Congresso e está na Câmara, sob a relatoria de Arthur Lira.
O Paraná Pesquisas mediu o nível de conhecimento dos brasileiros sobre a proposta, amplamente divulgada pela gestão petista. Segundo o levantamento, a matéria é conhecida por 73,1% dos entrevistados enquanto 26,9% disseram não terem tomado conhecimento do tema.
Os dados revelam um cenário preocupante para o petista. Apesar de amplamente conhecida, a matéria não serviu para conter a queda de popularidade de Lula, que continua aumentando, segundo as pesquisas.
Lula aposta em medidas populistas para chegar minimamente competitivo ao período eleitoral, no ano que vem, mas o avanço da violência no país e escalada de preços nos supermercados ainda são desafios importantes no caminho do petista.
O governo acredita que a isenção do IR seja aprovada pelo Legislativo e passe a valer ainda neste ano para que seja aplicada na declaração do imposto no ano que vem. Lula vem articulando com líderes do Parlamento para garantir a votação do texto sem mudanças importantes, mas a ideia de ampliar a carga tributária de contribuintes para compensar a isenção é enfrenta resistências no Legislativo.