Hugo Motta faz palestra em SP um dia depois de ato pró-anistia na Paulista
Enquanto bolsonaristas o pressionam a permitir o avanço do perdão a crimes do 8 de Janeiro, presidente da Câmara vai falar sobre cenário político na ACSP

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), vai fazer uma palestra sobre o atual cenário político na Associação Comercial de São Paulo (ACSP) nesta segunda-feira, às 10h.
O evento ocorre no dia seguinte ao ato na Avenida Paulista em que o ex-presidente Jair Bolsonaro reuniu governadores, parlamentares e familiares dos condenados no 8 de Janeiro para pressionar o Congresso a aprovar o projeto da anistia aos participantes dos atentados.
Motta tem resistido a permitir o avanço de uma proposta que enquadre os envolvidos nos ataques aos Três Poderes apenas nos crimes de dano ou depredação – que, se aprovada, enfraqueceria a acusação de que Bolsonaro liderou os atos para dar um golpe e retomar o poder.
Um dos principais motivos para a resistência do presidente da Câmara ao tema é a busca pela preservação de um bom relacionamento institucional com o STF, ainda mais depois de a Primeira Turma da Corte receber a denúncia da PGR e tornar Bolsonaro réu.
O líder da oposição na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), tenta colher a assinatura de ao menos 257 deputados ao pedido para que o projeto da anistia tramite em regime de urgência. Na Paulista, afirmou ter conseguido o apoio de 162 colegas até o momento.
Ele disse que, a partir desta segunda-feira, vai divulgar o nome de todos os que já indicaram ser favoráveis à matéria. Também prometeu expor quem ainda está indeciso.