Governos Lula e Tarcísio se unem por ‘grife europeia’ liderando consórcio
O ministro Silvio Costa, de Portos e Aeroportos, e o governador de SP querem que estrangeiros encabecem a disputa pela concessão do túnel Santos-Guarujá

Em missão oficial na Europa há três dias, o ministro Silvio Costa, de Portos e Aeroportos, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tentarão convencer empresas como a Femern A/S (Dinamarca) ou a Ballast Nedam (Holanda) a liderarem o consórcio que disputará a concessão do túnel submerso Santos-Guarujá. A ideia é dar peso técnico e reputacional à obra, que é a primeira do tipo no Brasil.
Orçado em 6 bilhões de reais, o empreendimento é apontado como estratégico para o desenvolvimento do Porto de Santos e para o Estado de São Paulo. O túnel deve ser leiloado no dia 1º de agosto.
Nos bastidores, há também uma exigência da equipe do ministro Silvio Costa para que a transferência de tecnologia seja efetiva. Assim, engenheiros brasileiros devem atuar como coautores técnicos, e não apenas como receptores passivos. A TEC, referência global em túneis imersos, deve elaborar os manuais técnicos e já negocia os termos com o governo.
Com licitação marcada para o dia 28 de julho, o edital adota um modelo raro de concessão patrocinada com leilão invertido: vence quem oferecer maior desconto sobre a contraprestação pública de 304 milhões de reais anuais. Em caso de empate, ganha quem der o maior desconto sobre o aporte público de até 4,96 bilhões de reais.