Governo manda Fiat fazer recall do Stilo
A Secretaria de Direito Econômico, vinculada ao Ministério da Justiça, determinará hoje que a Fiat faça o recall imediato do modelo Stilo. Mais: decidiu aplicar uma multa de 3 milhões de reais e responsabilizar criminalmente dos envolvidos – ou seja, a Fiat. Entre 2007 e 2008 foram notificados 30 acidentes causados pelo desprendimento da roda […]
A Secretaria de Direito Econômico, vinculada ao Ministério da Justiça, determinará hoje que a Fiat faça o recall imediato do modelo Stilo. Mais: decidiu aplicar uma multa de 3 milhões de reais e responsabilizar criminalmente dos envolvidos – ou seja, a Fiat.
Entre 2007 e 2008 foram notificados 30 acidentes causados pelo desprendimento da roda traseira do Stilo – alguns, inclusive, resultaram na morte dos passageiros. Desde então, peritos de diversas instituições analisaram os casos e concluíram que algumas peças apresentavam indícios de fadiga, mas a SDE definiu que só o Denatran poderia fazer os testes mais complexos para dar o parecer final.
Pois bem, o teste foi feito e o laudo apresentado na sexta-feira passada ao Ministério da Justiça foi conclusivo. Segundo a perícia, a peça que fixa a roda no carro não é adequada para o modelo Stilo. Era a mesma usada em outros modelos, como o Uno, um carro menor que o Stilo. O laudo viu problemas também no material usado por esta peça: ela é de ferro e, segundo o Denatran, deveria ser feita de aço. O Denatran avaliou ainda que a peça estaria também em desacordo com o que rezam as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Até agora, a Fiat vinha afirmando que nada constatara de errado no Stilo, nos diversos testes feitos. E que não teria constrangimento em fazer um recall, se algum problema fosse provado. Constrangida ou não, a Fiat agora terá que fazer o recall. A montadora está sendo comunicada neste momento sobre o que diz o laudo do Denatran.