Governo Lula cria grupo para gerir plano de R$ 23 bilhões para IA
Equipe contará com membros de ministérios e entidades, além de poder convidar pesquisadores e representantes da sociedade civil

O governo federal anunciou nesta segunda-feira a criação de um grupo de trabalho responsável por gerir o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA). Com um investimento de 23 bilhões de reais, o projeto visa transformar o Brasil em uma referência mundial em inovação e eficiência no uso da IA, especialmente no setor público.
Formado por 15 membros e seus suplentes, o grupo terá componentes de alguns ministérios e de entidades. Entre eles, estarão os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, das Comunicações, da Fazenda, entre outros, e o BNDES.
O grupo também poderá convidar representantes de outros órgãos e entidades, públicas e privadas, pesquisadores e representantes da sociedade civil com notório saber, para participar de suas reuniões, mas sem direito a voto.
Segundo o governo, o PBIA buscará desenvolver, pelos próximos quatro anos, soluções em IA que melhorem significativamente a qualidade de vida da população, otimizando a entrega de serviços públicos e promovendo a inclusão social.
Para alcançar esses objetivos, o plano prevê a criação de um supercomputador de alta performance, essencial para o processamento de grandes volumes de dados e o desenvolvimento de algoritmos avançados de IA.