Governo fará “intervenções” para baixar preços de alimentos, diz Rui Costa
Ministro da Casa Civil indicou que serão feitas novas reuniões com produtores de alimentos para a definição medidas

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou, na manhã desta quarta-feira, que o governo Lula se reunirá com os ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Fazenda, além de representantes do setor da produção de alimentos, para fazer um conjunto de intervenções que baixem o preço dos alimentos no Brasil. As medidas, segundo o ministro, deverão ser tomadas no primeiro bimestre deste ano.
“As exportações e o aumento do poder aquisitivo também pressionam os preços. Então, essa é uma agenda importante que nós vamos monitorar e acompanhar, porque é fundamental para garantir o aumento do poder aquisitivo do brasileiro”, completou.
Além disso, o ministro atribuiu a alta dos preços dos alimentos às condições climáticas que se estabeleceram no país em 2024.
“Tivemos um impacto em 2024 porque foi um ano atípico, do ponto de vista climático. Tivemos fortes secas em muitas regiões e em outras muita chuva, e em algumas regiões tivemos as duas coisas. Isso comprometeu muitos lugares que tinham produção de alimentos, como o arroz. Obviamente, com menos oferta e mais procura, o preço sobe”, disse.
Na última segunda-feira, o presidente Lula destacou que todos os ministros de seu governo sabem que o preço dos alimentos está alto e que é tarefa da sua gestão tomar providências para que essa situação seja modificada.