Governo divulga mapeamento de lugares históricos da ditadura militar
Organizado pelo Ministério dos Direitos Humanos, documento reuniu até o momento 49 locais em diferentes regiões do Brasil

O governo federal publicou o documento “Lugares de Memória da Ditadura Militar”, que reúne espaços marcados pela repressão e pela resistência durante a ditadura no Brasil.
Como uma iniciativa da nova seção “Memória e Verdade” do Observatório Nacional dos Direitos Humanos, o arquivo já mapeou 49 locais em diversas regiões do país. Destes, 17 ficam no Sudeste, 15 no Nordeste, 7 no Sul, 6 no Norte e 4 no Centro-Oeste. Entre os estados, São Paulo concentra o maior número de locais mapeados (7), seguido por Pernambuco (6) e Rio de Janeiro (5).
Os espaços identificados incluem quartéis, cemitérios, prisões, hospitais, parques e universidades. Destaca-se o Departamento Estadual de Ordem Política e Social (Deops), em São Paulo, onde milhares de presos políticos passaram, sendo submetidos a interrogatórios e torturas.
Além do Deops, se destaca a Casa da Morte, em Petrópolis (RJ), que ficou conhecida por ter sido um dos centros clandestinos de detenção e tortura da ditadura militar. Cedida ao Exército, foi utilizada para o sequestro e assassinato de opositores políticos.