Governo de SP autorizará quase R$ 1 bi em aportes a programa habitacional
Parceria com a Caixa Econômica Federal contemplará famílias que obedecerem critérios específicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do estado

O Governo de São Paulo autorizará, na próxima segunda-feira, o investimento de 1 bilhão de reais em cerca de 30.000 novas moradias do Programa Casa Paulista, projeto que viabiliza empreendimentos do Minha Casa Minha Vida.
Em parceria com a Caixa Econômica Federal, o aporte está dividido em cerca de 600 milhões de reais na modalidade Fundo de Desenvolvimento Social e Fundo de Arrendamento Residencial, e outros 300 milhões via Carta de Crédito Imobiliário, subsídio do Estado nos financiamentos da Caixa realizados via FGTS.
Pelo acordo entre governo e banco, a Caixa será responsável por contratar os empreendimentos, vistoriar as obras e atestar o cumprimento do cronograma físico-financeiro para a consequente liberação de recursos previstos na operação, nos empreendimentos nos quais o governo aportará os subsídios.
Segundo o governo, os cidadãos contemplados pelo projeto não precisarão pagar de volta. O subsídio permite que as famílias tenham acesso ao financiamento imobiliário, que é feito pela Caixa.
Para serem contempladas, as famílias atendidas deverão obedecer às regras dos programas, como ter renda de até 2.850 reais e com inscrição ativa no Cadúnico. Também não poderão ter recebido benefício anterior no âmbito dos programas habitacionais administrados pelo governo de São Paulo.