Governo de SC garante R$ 136 mi para túnel imerso de Itajaí a Navegantes
O governador Jorginho Mello assinou nesta terça-feira um protocolo de intenções para assegurar o investimento estadual para programa de mobilidade
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, assinou nesta terça-feira, 29, um protocolo de intenções para assegurar o investimento estadual de 136 milhões de reais para o Programa de Mobilidade Integrada Sustentável da Foz do Rio Itajaí, o Promobis, que vai contemplar desapropriações e obras de infraestrutura essenciais para o túnel imerso no Rio Itajaí-Açu, que conectará Itajaí a Navegantes, e para o sistema de transporte coletivo regional.
Além do túnel, construído em modelo de parceria público-privada, o projeto inclui a implementação de um sistema de BRT elétrico e corredores de mobilidade. As cidades contempladas pelo Promobis incluem Balneário Camboriú, Itapema, Bombinhas e outras, que passarão por uma reformulação completa na estrutura de mobilidade, impulsionando a economia e atraindo novos investimentos.
O programa tem um orçamento total estimado em 342 milhões de dólares, em parceria com o Banco Mundial, com previsão de geração de 11.000 empregos. “Estamos comprometidos em implementar uma infraestrutura avançada que vai mudar o cotidiano de milhares de catarinenses. Essa obra é um exemplo de inovação e transformação para o litoral”, afirmou Mello.