Governador do ES diz que Lula deve evitar ‘duelo de tarifas’ com Trump
Renato Casagrande disse que o governo petista deve buscar uma negociação com os Estados Unidos

Aliado do presidente Lula, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, disse, nesta segunda, que o governo petista não pode entrar num “duelo de tarifas” com o governo de Donald Trump nos Estados Unidos.
O socialista lembrou que o estado governador por ele direciona quase 30% de suas exportações para os Estados Unidos, o que demanda, em sua visão, um ímpeto maior do governo petista na busca por uma negociação.
Casagrande concorda que Lula deve fazer o discurso de soberania nacional, mas precisa avaliar com cuidado essa questão da “reciprocidade”.
“Quase 30% das exportações que saem do Espírito Santo vão para os EUA, então, isso tem um impacto muito grande. Ao mesmo tempo que a gente faz a defesa da soberania, a gente reforçar também a posição do governo de buscar uma negociação. Se não tiver, tem que ver como vai ser essa reciprocidade. Nós não podemos participar de um duelo de tarifas. Saca tarifa de lá, saca tarifa de cá”, diz Casagrande.
O governador esteve em Brasília para uma reunião com o vice-presidente Geraldo Alckmin, que está conduzindo as articulações entre governo e empresários sobre o tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos.