Gastos públicos no Brasil alcançam a marca de 2 trilhões de reais no ano
Valores englobam despesas da União, estados e municípios; plataforma informa dados em tempo real

O país bateu, nesta terça, a marca dos 2 trilhões de reais em gastos públicos. Os dados incluem despesas de prefeituras, dos governos estaduais e da gestão federal contabilizados em tempo real, a partir de fontes oficiais dos governos, no painel Gasto Brasil, uma ferramenta criada Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil.
O objetivo do projeto é oferecer maior transparência à sociedade sobre a gestão dos recursos das três esferas governamentais.
A plataforma, lançada em abril deste ano, em parceria com Associação Comercial de São Paulo, pretende conscientizar a população sobre a dimensão das despesas governamentais e fomentar o debate sobre o uso eficiente dos tributos pagos pelos contribuintes.
As informações podem ser acompanhadas no painel digital instalado na região central da capital paulista e pelo site gastobrasil.com.br. Na internet, é possível visualizar os dados das despesas de cada município e estado e do governo federal.
“A motivação da Confederação surge da necessidade de conscientizar e informar a sociedade sobre a arrecadação e o destino dos recursos. Precisamos jogar luz sobre os gastos públicos e buscar eficiência no uso do dinheiro dos brasileiros”, diz o presidente da entidade, Alfredo Cotait Neto.
O presidente da CACB critica a condução fiscal do governo federal, que, segundo ele, abandonou mecanismos de controle como o teto de gastos e passou a operar sem critérios claros de investimento. A avaliação dele é de que a ausência de reformas estruturais compromete a sustentabilidade das contas públicas e afeta diretamente a capacidade de investimento do Estado