Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Freixo sofre derrotas contra Castro no TRE do RJ e terá que remover posts

Desembargadora decidiu que o candidato do PSB proferiu "ilações e especulações" ao dizer que a campanha do governador é bancada com recursos do Ceperj

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 11 set 2022, 21h26

O TRE do Rio de Janeiro determinou neste domingo a remoção de dois vídeos publicados por Marcelo Freixo no Instagram contra o governador Cláudio Castro, que apresentou apresentou as duas representações contra o adversário na disputa pelo Governo do Estado.

A desembargadora Márcia Ferreira Alvarenga, que relatou as duas ações, disse entender que Freixo “ultrapassou os limites considerados razoáveis para enunciação de críticas, invadindo a esfera dos direitos individuais do cidadão Cláudio Castro, seu adversário político”.

A magistrada deu um prazo de até 24 horas para que a rede social remova o conteúdo. Os endereços apontados nas representações já estavam indisponíveis na noite deste domingo. Procurada pelo Radar, a assessoria de Freixo não se manifestou até o momento.

Em um dos vídeos, Freixo diz a quem estiver assistindo que “essa quantidade enorme de gente segurando bandeira do Cláudio Castro”, que classifica como “propaganda ostensiva, violenta, de tanto dinheiro gasto numa campanha eleitoral, nunca se viu” é custeada com “dinheiro de fantasma”.

“Esse dinheiro é do CEPERJ. Você, quando olhar essa propaganda do Cláudio Castro na rua, pensa assim: esse dinheiro, dessa campanha do governador, era o dinheiro que tinha que tá garantindo creche pro meu filho; era o dinheiro que tinha que tá garantindo escola integral pro meu filho; era o dinheiro que tinha que ta contratando médico pra não ficar quatro anos na fila do SISREG. Então, esse dinheiro dessa propaganda toda do Cláudio, é pra pagar cabo eleitoral com fantasma. É a maior história, é o maior escândalo da história política do Rio de Janeiro. A história da CEPERJ, dos fantasmas do Cláudio Castro”, relata Freixo, em referência ao escândalo do pagamento de funcionários fantasmas do Centro Estadual de Estatísticas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro.

Continua após a publicidade

Márcia Alvarenga decidiu que Freixo proferiu “ilações e especulações em torno dos recursos utilizados na campanha eleitoral” e disse que as conclusões “não passariam, prontamente, pelo crivo da verdade, porquanto afirma e reafirma a origem espúria das verbas de campanha, dirigindo tais inferências ao eleitor como se, efetivamente, fossem a mais pura e inequívoca demonstração da verdade dos fatos”.

Na outra gravação, o deputado federal do PSB diz estar “enfrentando uma máfia no Rio”, “o maior exemplo de modelo de crime eleitoral”, voltando a se referir à propaganda do governador e ao suposto uso dos recursos do Ceperj na propaganda do adversário. A desembargadora, que concedeu as decisões em menos de duas horas, utilizou argumentos semelhantes à outra.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.