Fraude no INSS provocou prejuízo milionário aos cofres públicos
Os custos da operação de descontos em benefícios de aposentados deveriam ser pagos por sindicatos, mas não foram honrados pelas entidades

As investigações da Polícia Federal sobre o esquema bilionário de fraudes no INSS não param de produzir graves revelações no governo.
Ao analisar os dados da Previdência sobre a atuação de entidades fajutas no desvio de verbas de aposentados, os investigadores descobriram que as operações de descontos eram realizadas dentro do próprio governo, a partir de convênios com as entidades sindicais, que usavam o sistema para garantir que o dinheiro fosse descontado dos aposentados.
Essa operação informatizada tinha um custo que era, por regra, coberto pelo governo federal. As entidades autorizadas a operar descontos deveriam reembolsar o governo sobre esses custos, mas, assim como roubavam de aposentados, também deram um calote na máquina federal.
Segundo descobriu a PF, a fraude no INSS causou prejuízo de 5,9 milhões de reais aos cofres públicos. Perto dos 6,3 bilhões de reais desviados dos aposentados, parece pouco, mas não deixa de ser muito, mas muito grave.