Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

“Força Nacional nada faz”, diz agro sobre conflito de terra com indígenas

PL, PP e Republicanos alegam que a lei que instituiu o marco temporal para a demarcação de terras está sendo descumprida

Por Nicholas Shores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 21 out 2024, 13h30

PL, PP e Republicanos voltaram a acionar o STF pedindo que os governos estaduais possam mobilizar policiais civis e militares para intervir em conflitos entre produtores rurais e indígenas, principalmente no Paraná e em Mato Grosso do Sul. Os partidos alegam que a lei que instituiu o marco temporal para a demarcação de terras indígenas, oriunda de veto derrubado pelo Congresso, está sendo descumprida.

Os partidos do núcleo duro da bancada ruralista disseram que agricultores que faziam a semeadura em propriedades nos municípios paranaenses de Guaíra e Terra Roxa teriam sido atacados por indígenas na última quinta-feira. “A Força Nacional que está na área, a pedido do governo federal, nada faz. Apenas assiste aos lamentáveis episódios”, afirmaram.

Os partidos autores da ação defenderam que é “imperioso que se excluam de qualquer procedimento demarcatório ou conciliatório áreas objeto do crime de esbulho possessório ou onde se observem conflitos fáticos”.

Reforçaram o pedido para que o Supremo reconheça o “estado de coisas inconstitucional na seara da segurança pública, em especial da segurança pública federal (força nacional e polícia federal) na garantia da manutenção da ordem pública nas áreas de conflito” e autorize as secretarias de segurança pública dos estados a “garantir a ordem pública, atuando na prevenção dos crimes de esbulho possessório, tráfico de drogas, contrabando, descaminho e outros cometidos em áreas privadas que estão em disputa com comunidades indígenas”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

a partir de 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.