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Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Por que uma empresa de MG decidiu processar Yasmin Brunet e L7nnon

Fábrica de Afetos quer indenização de R$ 400 mil por cópia de 'conceito' em ação publicitária

Por Pedro Pupulim Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 18 out 2025, 12h01

A empresa mineira Fábrica de Afetos acionou a Justiça de Minas Gerais para processar a L’Oreal Brasil, a atriz Yasmin Brunet e o rapper L7nnon por violação de propriedade intelectual. O valor da causa é de 400.000 reais.

A companhia alega que a L’Oreal e as duas celebridades desenvolveram uma ação publicitária veiculada nas redes sociais utilizando “nome, ideia e dinâmica” inventados pela Fábrica de Afetos, sem a devida consulta.

A empresa explicou que, em 2023, criou o jogo “Isso não é (só) um date”, em parceria com o aplicativo Tinder, para promover a conexão amorosa de pessoas. A dinâmica do jogo, no entanto, teria sido reproduzida de forma idêntica por Yasmin e L7nnon em peças publicitárias da L’Oreal Brasil no Instagram.

“Na dinâmica de ambas as ações publicitárias, estreladas por ‘L7’ (Lennon) e Yasmin Brunet e idealizada pela empresa Yves Saint Laurent, no Brasil pertencente a L’Oreal Brasil, eles interagem através de um jogo denominado ‘isso não é um date’, reproduzindo de forma notória o nome e o conceito já utilizados pela empresa Fábrica de Afetos”, diz trecho da ação.

Assim, a Fábrica de Afetos alegou que os alvos da ação cometeram violação de direitos autorais (tipo de propriedade intelectual) e pediu que sejam condenados ao pagamento de 400.000 reais a título de indenização por danos morais e de 40% da receita líquida gerada pela peça publicitária, entre outros pontos.

O caso segue em sigilo na Justiça mineira.

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