Em meio a impasse sobre emendas, Lula chama líderes da Câmara ao Planalto
Deputados especulam que um dos assuntos da conversa será a redefinição das regras para a indicação de verbas do Orçamento
Em meio ao impasse entre os Três Poderes sobre a falta de transparência das emendas parlamentares, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe nesta segunda-feira, às 17h, no Palácio do Planalto líderes de partidos da base na Câmara.
Como o convite do líder do governo na Casa, José Guimarães (PT-CE), não informou a pauta específica do encontro, deputados passaram a especular que um dos assuntos da conversa com Lula será a redefinição das regras para a indicação de verbas do Orçamento.
Para o horário do encontro, a agenda oficial do presidente da República informa uma reunião com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, justamente a pasta responsável pelo controle das emendas parlamentares.
Devem comparecer ao Planalto os líderes do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), e do PSD, Antonio Brito (BA), dois dos três principais pré-candidatos à sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara. O terceiro é Marcos Pereira (Republicanos-SP), que é presidente do partido, mas não lidera a bancada.
Também foram convidados para a reunião os seguintes líderes partidários:
- Odair Cunha (PT-MG);
- Isnaldo Bulhões (MDB-AL);
- Hugo Motta (Republicanos-PB);
- Doutor Luizinho (PP-RJ);
- Afonso Motta (PDT-RS);
- Gervásio Maia (PSB-PB);
- Márcio Jerry (PCdoB-MA);
- Erika Hilton (PSOL-SP);
- Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ);
- Luis Tibé (Avante-MG);
- Túlio Gadêlha (Rede).