Evento em Lisboa inicia programação do Rio como ‘Capital Mundial do Livro’
Cerimônia terá a formação da Caixa Literária da Língua Portuguesa, com obras de países como Portugal, Timor-Leste e nações africanas

O Rio de Janeiro se prepara para assumir o título de Capital Mundial do Livro, concedido pela Unesco, com uma agenda internacional que começa em Lisboa, na próxima terça-feira, dia 8 de abril. Escolhida no ano passado, a capital fluminense é a primeira cidade de língua portuguesa a receber este título.
Batizado de “Rios da Palavra”, o evento marcará o início simbólico da celebração literária, e contará com a presença do secretário municipal de Cultura do Rio, Lucas Padilha, entre outras personalidades.
Durante a cerimônia, haverá a formação da Caixa Literária de Língua Portuguesa, um acervo físico composto por obras clássicas e contemporâneas selecionadas por Portugal e obras dos
países da CPLP (Timor-Leste, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Guiné-Equatorial) — que serão enviadas ao Brasil e complementadas com livros nacionais ao longo do ano.
A proposta é que a caixa seja transmitida à próxima capital mundial do livro, criando uma nova tradição no calendário da Unesco. O evento acontecerá na Academia das Ciências, e é uma iniciativa da Prefeitura do Rio, com apoio da Academia Brasileira de Letras com criação e realização da Agência STA.
No dia 11 de abril, o Real Gabinete Português de Leitura receberá um evento exclusivo para a apresentação da programação da Rio Capital Mundial do Livro, que será aberta com um espetáculo no dia 23, no Teatro Carlos Gomes.