Eduardo Paes vai a Lula para resolver um dos grandes pepinos do Rio
O prefeito do Rio vai pedir uma solução para o Aeroporto Internacional do Galeão
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, será recebido na tarde desta quarta-feira pelo presidente Lula, no Palácio do Planalto, para tratar de um dos grandes pepinos da cidade atualmente: o Aeroporto Internacional do Galeão.
O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, vai acompanhar os dois na audiência, marcada para as 17h.
Na noite de segunda-feira, o presidente recebeu o governador do Rio, Cláudio Castro, e também tratou do problema — o esvaziamento do aeroporto diante do Santos Dumont, localizado na região central da capital fluminense.
O espaço ocioso no Galeão, que fica na zona norte do Rio, vem gerando prejuízos ao Estado e à Prefeitura. O esvaziamento levou a atual administradora do aeroporto, a Changi, de Singapura, a pedir oficialmente a devolução do terminal. A concessão vai até 2039.
No final de abril, Paes e Castro pediram que o Santos Dumont restrinja suas operações à ponte aérea com Congonhas (SP) e a voos para Brasília, mas o governo federal não foi receptivo à ideia.
Questionado pelo Radar sobre qual seria a pauta da reunião com Lula e França, o prefeito disse que trataria do Galeão e da graduação do Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) no Rio — que será oferecida num hub de tecnologia Porto Maravalley, na região portuária da cidade.
“São os dois temas que vou tratar com o Lula. Ministros que vão é ele quem decide”, comentou Paes.