Dívida trabalhista mela viagem de casal para a Europa
A pedido da Justiça do Trabalho de Porto Alegre, PF confiscou no aeroporto os passaportes da dupla que tem pendências judiciais de 541.000 reais

Um casal de empresários do Rio Grande do Sul teve os passaportes retidos pela Polícia Federal recentemente quando tentava embarcar para Europa no Aeroporto Internacional de Guarulhos. A ação foi motivada por uma decisão da 5ª Vara do Trabalho de Porto Alegre em decorrência de uma dívida trabalhista de 541.000 reais.
A justiça gaúcha seguiu recente decisão do STF, que autoriza medidas coercitivas para assegurar o cumprimento de ordem judicial, como a apreensão da Carteira Nacional de Habilitação e do passaporte, a suspensão do direito de dirigir e a proibição de participação em concurso e licitação pública, desde que não avance sobre direitos fundamentais e observe os princípios da proporcionalidade e razoabilidade.
A ação trabalhista foi movida em 2005 por uma cirurgiã-dentista contra uma clínica do casal, onde ela trabalhava. O pedido era de vínculo de emprego, entre 1998 e 2005. Em 2007, a 8ª Turma do TRT-4 julgou recursos das partes dando parcial provimento ao pedido da trabalhadora. O valor atualizado da dívida na execução trabalhista está em 541.094 reais.