Diplomata dos EUA é chamado ao Itamaraty pela terceira vez em 30 dias
Gabriel Escobar foi chamado a falar sobre ameaças a autoridades brasileiras postadas pelo escritório norte-americano na internet

Chefe da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, o encarregado de negócios Gabriel Escobar foi chamado ao Itamaraty, nesta sexta-feira, para dar explicações sobre ameaças a autoridades brasileiras postadas na internet pelo escritório norte-americano.
Foi a terceira vez, nos últimos trinta dias, que o diplomata recebeu a reprimenda do governo brasileiro por interferir em assuntos internos do país.
Nesta quinta-feira, o diplomata replicou uma mensagem publicada por um burocrata do governo de Donald Trump nos Estados Unidos que atacava o ministro Alexandre de Moraes, do STF, e ameaçava com sanções “aliados” do magistrado dentro e fora do Supremo.
A postagem, segundo aliados de Jair Bolsonaro, foi um recado ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e o chefe da Câmara, Hugo Motta, por barrarem a pauta radical bolsonarista contra o Supremo no Congresso.
Para o Itamaraty, o caso é grave. “Trata-se de uma ameaça e tentativa de intimidação a autoridades brasileiras em níveis historicamente inéditos”, diz um diplomata ao Radar.