PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Dino manda governo atuar contra incêndios no Pantanal e na Amazônia

Ministro do STF marca audiência de conciliação para 10 de setembro para acompanhar o cumprimento da decisão 

Por Nicholas Shores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 27 ago 2024, 19h39 - Publicado em 27 ago 2024, 16h21

O ministro Flávio Dino, STF, determinou, nesta terça-feira, 27, que o governo Lula mobilize, em até quinze dias, o maior contingente de agentes das Forças Armadas, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Força Nacional e da fiscalização ambiental para combater os incêndios no Pantanal e na Amazônia.

Para o custeio das ações preventivas e repressivas, o Executivo poderá abrir crédito extraordinário e, inclusive, editar medida provisória (MP), escreveu o ministro.

A decisão faz parte do julgamento de ações de descumprimento de preceito fundamental (ADPFs) ajuizadas pela Rede Sustentabilidade, pelo PSOL e pelo PT durante o governo Bolsonaro.

Ao analisá-las, o plenário do Supremo deu prazo de 90 dias para a União apresentar um “plano de prevenção e combate aos incêndios no Pantanal e na Amazônia, que abarque medidas efetivas e concretas para controlar ou mitigar os incêndios que já estão ocorrendo e para prevenir outras devastações”. 

Por ter apresentado o voto vencedor no julgamento, Dino ficou responsável por redigir o acórdão, que é o resumo do julgamento.

Continua após a publicidade

Para acompanhar o cumprimento da decisão, o ministro marcou para 10 de setembro, às 10h, uma audiência de conciliação com a participação da Procuradoria-Geral da República; da Advocacia-Geral da União; dos ministérios da Justiça, do Meio Ambiente e da Mudança Climática, dos Povos Indígenas e do Desenvolvimento Agrário; e do ministro Herman Benjamin, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que é coordenador-geral do Observatório do Meio Ambiente do Poder Judiciário. 

Os partidos autores das ações também foram convocados para a audiência.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.