Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Deputado quer suspender leilão de trem de São Paulo a Campinas

Parlamentar protocolou ação pública alegando “diminuição na qualidade” de concessionárias

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 09h57 - Publicado em 28 fev 2024, 16h39

O deputado estadual Guilherme Cortez (PSOL-SP) protocolou uma ação popular para suspender o leilão da operação de linhas de trens em São Paulo. O certame está marcado para esta quinta-feira e está em jogo a concessão do Trem Intercidades, que vai ligar São Paulo a Campinas, e também engloba o Trem Intrametropolitano e o serviço da Linha 7- Rubi, de onde sairá a viagem.

Segundo a petição, a desestatização vai aumentar as tarifas e pode gerar exclusão social. O deputado cita problemas no serviço da concessionária de energia, Enel, e da Via Mobilidade, que opera linhas do metrô da capital paulista. Cortez alega que as audiências e consultas públicas sobre o assunto são de 2021, e não trataram de episódios recentes, como as quedas de luz recorrentes em São Paulo e região metropolitana.

“As desestatizações de serviços essenciais promovem a precarização do serviço, a diminuição da sua qualidade e a exclusão social pelo aumento das tarifas. Mais do que isso, é grave que o direito social seja colocado de lado em detrimento à finalidade de lucro das concessionárias”, disse o deputado.

O parlamentar ainda questiona a contratação da IFC, consultoria ligada ao Banco Mundial. O psolista afirma que o estudo foi contratado sem licitação.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.