De olho na COP30, setor de saneamento lança plataforma de propostas
Batizada de 'Todos pelo Saneamento', iniciativa quer reunir posições de entidades da área para 'levar a voz do saneamento brasileiro' a Belém

Na esteira dos eventos que antecedem a COP30, em Belém, um conjunto de entidades do setor de saneamento vai lançar, nesta segunda, em Brasília, uma plataforma colaborativa para integrar entidades públicas, privadas e organizações da sociedade civil no debate sobre a agenda climática global.
Batizada de Todos pelo Saneamento, a plataforma será apresentada no Congresso da ABES 2025. A iniciativa pretende unificar o calendário de eventos e mobilizações setoriais, multiplicar boas práticas e compromissos e atuar como um canal de articulação com reguladores e formuladores de políticas públicas.
Sua missão mais urgente, no entanto, é servir de repositório de manifestos e posicionamentos que ajudarão a levar a voz do saneamento brasileiro à COP30 e a compor uma proposta sólida, baseada no acesso universal à água e na justiça ambiental, criando alianças que possam deixar um legado de cooperação e transformação para o país.
“Sozinhos, avançamos. Juntos, transformamos”, afirma a mensagem convocatória da plataforma, que nasce da união de entidades líderes da área do saneamento: Instituto Trata Brasil, Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto e Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento.