#CULTURA#Paulo Coelho ataca Juca Ferreira
Paulo Coelho está com raiva. E o alvo de sua irritação o ministro da Cultura, Juca Ferreira, a quem ele resolveu atacar duramente. O motivo: ontem à tarde, Ferreira telefonou para Coelho cancelando sua participação na Feira de Livros de Frankfurt, depois de ter confirmado oficialmente sua presença. Coelho abrirá a Feira, que acontece entre […]
Paulo Coelho está com raiva. E o alvo de sua irritação o ministro da Cultura, Juca Ferreira, a quem ele resolveu atacar duramente.
O motivo: ontem à tarde, Ferreira telefonou para Coelho cancelando sua participação na Feira de Livros de Frankfurt, depois de ter confirmado oficialmente sua presença.
Coelho abrirá a Feira, que acontece entre terça-feira e domingo da semana que vem, com um discurso e será homenageado pelos 100 milhões de livros que vendeu mundo afora.
Juca Ferreira alegou que tinha que comparecer a uma reunião de ministros da Cultura na América do Sul. O problema é que Coelho desconfia da justificativa. Acha que o ministro mentiu. E resolveu escrever um texto, que será divulgado ainda hoje, metendo o pau no ministro.
Nele, chama-o de “deselegante” e pede que Ferreira devolva o convite que foi feito.
Eis alguns trechos:
*”Ontem eu jantava com um jornalista brasileiro, quando o ministro me telefonou. Para minha surpresa, disse que precisava cancelar sua presença em virtude de um encontro com outros ministros da cultura que seria realizado na mesma época. Ao ver minha reação de espanto, disse que “tentaria remanejar sua agenda”.
*”Não estou aqui para duvidar da palavra de um ministro do governo. Entendo que esses encontros são normalmente organizados com muita antecedência; hoje mesmo procurei informações a respeito com pessoas ligadas a Ministérios da Cultura em outros países, e não encontrei absolutamente nada. Como confio no meu país, e um ministro é responsável pelo que diz, ele deverá dizer onde este encontro terá lugar, porque já sabemos quando – dia 15 de outubro.”
*”O que entendo, isso sim, é a completa e absoluta falta de respeito comigo, com meus editores nacionais e internacionais, com a Feira de Frankfurt”.
*”Não quero que o ministro mude sua agenda – já não me interessa mais sua presença e de seus convidados. Quero apenas que me devolva o convite; será entregue ao primeiro mendigo ou desempregado que passar na porta. Pelo menos, ele se divertirá um pouco. Juca Ferreira, meu convite de volta, por favor”.