Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

CPMI reclama de demora do TCU e quer prioridade para pedidos de comissões

Senadora Eliziane Gama propõe projeto encurtando prazo legal para Corte de contas encaminhar documentos e fazer fiscalizações

Por Nicholas Shores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 10 Maio 2024, 08h31 - Publicado em 19 out 2023, 07h30

Um dos encaminhamentos propostos pela relatora da CPMI do 8 de Janeiro, Eliziane Gama, para depois que a comissão encerrar seus trabalhos partiu de uma reclamação, incluída em seu parecer, sobre o “gasto de tempo adicional” com o trâmite interno do TCU para atender a solicitações, que, segundo ela, impediu que os resultados das fiscalizações da Corte de contas fossem incorporados ao documento.

Durante o funcionamento da CPMI, a senadora fez, entre outros, pedidos para o TCU verificar a regularidade das contratações que a Polícia Rodoviária Federal fez com a Cognyte Brasil, subsidiária de uma empresa israelense, para monitoramento de redes sociais; e que o governo Bolsonaro fez com a Combat Armor Defense, para aquisição de blindados.

Para responder à alegada demora, Eliziane propôs um projeto que encurta de 30 para cinco dias o prazo para o TCU encaminhar a comissões de inquérito informações, dados e documentos que não dependam da realização de fiscalização, sob pena de “cometimento” de improbidade administrativa.

Quando a fiscalização for necessária, segundo a proposta, o Tribunal de Contas da União “deve dar prioridade de tramitação” para atender a pedidos de CPIs. A norma atual, definida por resolução da própria Corte, estipula prazo de até 180 dias para esse tipo de resposta.

Na avaliação de Eliziane, os prazos atuais para o TCU atender a pedidos do Congresso “não se coadunam com as necessidades urgentes e imediatas das investigações de uma comissão parlamentar de inquérito e com o horizonte temporal próprio das atividades políticas”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.