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CPI das pirâmides financeiras mira publicidade em TVs e mídias digitais

Comissão pede acesso a contratos de Globo, Band, Rede TV!, SBT, Facebook, Instagram, WhatsApp, Google, Telegram, TikTok e Twitter

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 15 Maio 2024, 23h34 - Publicado em 28 jun 2023, 14h30

O presidente da CPI das pirâmides financeiras, Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), pediu às principais emissoras de TV do país e às maiores plataformas digitais informações sobre os contratos de publicidade e marketing para divulgação de criptoativos. 

De acordo com Ribeiro, os contratos de Rede Globo, Bandeirantes, Record, Rede TV!, SBT, Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp), Telegram, TikTok e Twitter devem subsidiar a investigação na Câmara. As empresas podem decidir se apresentam detalhes dos acordos ou não. 

O conselho que regula propagandas suspendeu em 2019 publicidades da Investimento Bitcoin, empresa acusada de pirâmide financeira que oferecia rendimentos fixos de 1% a 2% ao dia por meio de criptomoedas e práticas proibidas no Brasil pela CVM. 

A divulgação da suposta fraude foi denunciada por investidores nas redes sociais. Os comerciais passaram na Record, Bandeirantes e SBT e contavam, inclusive, com famosos como os apresentadores Rodrigo Faro e José Luiz Datena.

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