Conversa de Lula com Trump superou expectativas, diz Alckmin
Em conversa com presidente americano, o petista demonstrou disposição em dialogar e disse que sanções contra ministros do STF são injustas

O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu que Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, reveja as sanções impostas pelo governo americano contra ministros do STF.
+ Lula pede retirada de tarifas e sanções em conversa com Trump
+ Haddad classifica como ‘positiva’ conversa entre os presidentes
Ele destacou que a conversa entre os chefes de Estado foi proveitosa e foi melhor do que o governo esperava.
“Foi muito boa a conversa, melhor do que esperávamos. Estamos muito otimistas que vamos avançar. Lula apresentou a disposição do Brasil para o diálogo e a negociação. Reiterou que, entre os países do G20, só com três os Estados Unidos tem superávit: o Reino Unido, a Austrália e o Brasil. Não há nenhuma razão de ter uma tarifa extra para o Brasil. Acho que foi uma reunião extremamente positiva e que vai ter próximos passos importantes”, disse Alckmin sobre o encontro virtual.
+ Reunião por telefone termina com promessa de encontro presencial
Além do vice-presidente, os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Sidônio Palmeira (Comunicação) acompanharam a conversa por telefone entre Lula e Trump.
Segundo Alckmin, Lula pontuou durante o encontro que “sanções aos ministros do STF não são justas e deveriam ser rediscutidas”. “Foi boa, descontraída e proveitosa. Estamos muito otimistas que vamos avançar para o ganha-ganha, o win-win, nessa relação com investimentos recíprocos e equacionamento da questão tarifária”.