Concessão da Estrada de Ferro Campos do Jordão avança no governo de SP
A Secretaria de Parcerias em Investimentos do governo de Tarcísio de Freitas colocou na rua, nesta quarta, uma consulta pública sobre o projeto

A Secretaria de Parcerias em Investimentos do governo de Tarcísio de Freitas colocou na rua, nesta quarta, uma consulta pública sobre o projeto de concessão do Complexo Turístico da Estrada de Ferro Campos do Jordão.
A consulta começa dia 5, vai até o dia 23 de junho e tem como objetivo colher contribuições da sociedade civil, especialistas, empresas e demais interessados que possam colaborar com o aperfeiçoamento da modelagem do projeto, diz o governo.
O projeto prevê a concessão da Estrada de Ferro Campos do Jordão, com investimentos estimados em 400 milhões de reais voltados à modernização e reforma da linha férrea, incluindo trilhos, trens e equipamentos associados.
Com 47 quilômetros de extensão, o complexo conta com a ferrovia de perfil turístico, o Parque Reino das Águas Claras, com 38.000 metros quadrados, e o Museu de Memória Ferroviária, além de oficinas, estações e ativos culturais que serão implementados ao longo do contrato.
“Trata-se de um ativo com alto potencial turístico e forte sinergia com os parques estaduais de Campos do Jordão e Capivari, já concedidos. A proposta busca valorizar o patrimônio histórico da ferrovia, fomentar o turismo sustentável e impulsionar o desenvolvimento regional por meio da requalificação e reabertura de estruturas fundamentais para o turismo e a economia local”, diz o governo paulista.
As sugestões recebidas durante o período da consulta pública serão analisadas pela equipe técnica da SPI. Com base nas contribuições, os estudos poderão ser ajustados antes da publicação do edital, prevista para o segundo semestre de 2025.