Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Com Exército em penúria financeira, INSS banca servidor na Finlândia

Com 14 100 de salário, coordenador do pente-fino de fraudes do órgão não teve dúvidas: gelada por gelada, melhor a Finlândia do que as encrencas do INSS

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 6 set 2019, 15h59

Enquanto Paulo Guedes corta até o cafezinho na Esplanada e Jair Bolsonaro sofre críticas por causa da falta de recursos que obriga o Exército a operar em regime especial em seus quarteis, veja essa história no INSS.

Desde julho, o gerente de combate a fraudes no INSS, Luiz Alonso, dá expediente na… Finlândia.

Lotado em Petrópolis, no Rio, ele foi requisitado em abril, recebeu quase 10.000 reais para se mudar a Brasília e, semanas depois, ganhou do chefe do INSS, Renato Vieira, o aval para estudar no país nórdico às custas do dinheiro público, por dois anos. O governo está bancando o servidor para fazer um certo “mestrado nórdigo em Governança Inovadora e Gestão Pública”.

O mesmo gestor que contratou, despachou o contratado para fora do país com despesas bancadas pelo surrado cofre do governo. Pior. Colocou outra pessoa para fazer o serviço de Alonso na área de fraudes do INSS, sem cortar a grana. Duas pessoas ganhando pela mesma função.

Mas fica ainda pior. Uma turma do INSS, que não se conforma com a história,, resolveu entrar em contato com a universidade onde o servidor foi fazer o curso para saber período de requerimento de matrícula. “A resposta deles é que o curso atual, iniciado em agosto de 2019, já não tem mais período aberto, mas que o próximo, que iniciará em agosto de 2020, terá o período de aplicação aberto entre dezembro de 2019”, diz uma fonte do INSS.

Continua após a publicidade

Essa resposta fez o pessoal acreditar que Alonso já estava com as malas prontas para a aventura europeia quando topou coordenar o pente-fino do governo nas fraudes do INSS.

Com 14 100 de salário, Alonso não teve dúvidas: gelada por gelada, melhor a Finlândia do que as encrencas do INSS.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.