Com críticas à ação do Congresso, PT diz apoiar recurso de Lula no STF
Para petistas, Legislativo usurpou competência do Executivo, violou separação entre Poderes e interferiu indevidamente em ato constitucional do presidente

A bancada do PT na Câmara afirmou que o Congresso usurpou a competência do Executivo ao derrubar o decreto de aumento do IOF na semana passada, interferindo indevidamente em ato normativo constitucional do presidente da República e violando a separação entre os Poderes.
Diante desse cenário, o grupo liderado por Lindbergh Farias lançou nota declarando apoio incondicional à decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de recorrer ao STF para tentar reverter a derrubada do decreto.
Em mais um gesto ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, Lindbergh destacou que o chefe da equipe econômica havia explicado que o decreto serviria para corrigir injustiças sociais e combater evasão de impostos dos mais ricos, além de equilibrar contas públicas e garantir direitos sociais aos trabalhadores.
Entre as prioridades para os próximos meses, a bancada petista lista a reforma do imposto de renda, a proposta que prevê corte linear em isenções tributárias e a reforma da previdência dos militares.