Coalizão pela Descarbonização dos Transportes avança às vésperas da COP30
Movimento tem a adesão de 119 organizações que buscam acelerar a transição do setor para uma mobilidade de baixo carbono no Brasil
Liderada pela motiva, a Coalizão para a Descarbonização dos Transportes acaba de alcançar a adesão de 119 organizações — empresas, concessionárias e associações — comprometidas com a meta de reduzir em até 70% as emissões do setor até 2050.
Entre os novos participantes, estão 39 empresas de diferentes setores, nove operadores de rodovias e metrô, 18 associações e três secretarias municipais, que se somam ao esforço coletivo para implementar as 90 ações previstas no plano da coalizão, lançado no ano passado.
Em maio de 2025, a Coalizão lançou o estudo “Rota para Descarbonização dos Transportes”, que propõe um plano nacional para reduzir as emissões do setor, impulsionando a eletrificação da frota, ampliando o uso de biocombustíveis avançados e modernizando a logística e o incentivo ao transporte ferroviário, aquaviário e coletivo.
As ações são capazes de atrair mais de 600 bilhões de reais em investimentos em infraestrutura verde. “O crescimento do grupo marca a entrada de novas empresas comprometidas em transformar compromissos climáticos em ação concreta, desenvolvendo em conjunto uma estratégia nacional para reduzir as emissões e posicionar o Brasil como protagonista global da mobilidade sustentável”, diz Renata Ruggiero, presidente do Instituto Motiva.
César Tralli foi ‘impedido’ de dar boa-noite em sua estreia no JN
A reação ao discurso humanista de Luciano Huck sobre operação no Rio
Em vídeo, vereadora do PSOL diz que traficantes são ‘trabalhadores megaexplorados’
Botafogo x Vasco no Brasileirão: onde assistir, horário e escalações
O vinho que Lula quer oferecer na COP30 não é vinho







