CCBB do Rio terá programação gratuita sobre história do carnaval
Na sua 6ª edição, a CasaBloco Multilinguagem trouxe um grupo musical considerado patrimônio cultural e imaterial brasileiro

O Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro abrigará, nos dias 5, 8 e 9 de fevereiro deste ano, uma programação toda gratuita voltada ao carnaval e sua história. Criada pela organização CasaBloco, a exposição “CasaBloco Multilinguagem” está na sua 6ª edição, e promoverá, além de shows e performances, oficinas para transmitir saberes populares das diversas culturas, fazeres e a moda carnavalesca. O projeto compreende, ainda, sessões de cinema, rodas de conversa, palestras, bailes e feiras de artesanato e de gastronomia.
Nesta edição, oficinas de máscaras carnavalescas; gravuras, carimbos e estamparias; samba no pé e maquiagem. Além disso, o projeto apresentará, nos dias 8 e 9, a III Mostra de Cinema Petrobras Casabloco, com a exibição de seis filmes que contam histórias do carnaval.
Como atrações, o CasaBloco trará os grupos “Caxambu do Salgueiro”, considerado patrimônio cultural e imaterial do Brasil, e o “Filhos de Gandhi”, que se apresentará na abertura oficial do evento, no dia 5 de fevereiro.
Idealizadora e diretora-geral do projeto, Rita Fernandes definiu a CasaBloco como uma experiência única e completa sobre o carnaval.
“O Rio é o grande anfitrião de um Brasil plural. Nossa proposta é que o folião embarque em uma imersão carnavalesca única, diferente, completa, passando pelo universo dos blocos, dos maracatus, do samba, da moda, do cinema, da gastronomia, além de oficinas e rodas de conversa”, disse.
Segundo Rita, ir à exposição significa experimentar todas as vertentes da festa popular.
“Esse espaço foi pensado para oferecer a melhor e mais completa experiência carnavalesca em um único lugar, onde o folião pode desfrutar de todas as linguagens que o carnaval contempla”, afirmou.