Cármen Lúcia abre evento de defensoras públicas sobre Justiça de gênero
Associação quer discutir impacto dos deveres de cuidado sobre políticas públicas para promover igualdade de condições para mulheres em espaços públicos
A ministra do STF e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Cármen Lúcia, vai abrir evento da Associação das Mulheres Defensoras Públicas do Brasil (AMDEFA) em 19 de novembro, em Brasília, com a palestra “Cuidado e Justiça de Gênero: Desafios e Avanços na Inclusão de Mulheres no Sistema de Justiça”.
Gratuito, o evento vai acontecer no auditório do Ministério do Desenvolvimento Social. O objetivo é abordar a política institucional, nas defensorias públicas e no sistema de justiça, de valorização do trabalho do cuidado.
“Debater sobre as repercussões dos deveres de cuidado – da casa, de crianças, de pessoas idosas, de pessoas com alguma necessidade de saúde – um trabalho não remunerado, majoritariamente relegado às mulheres, é fundamental para fomentar a adoção de políticas públicas efetivas para promover a igualdade de condições para as mulheres”, afirma a presidente da AMDEFA, Jeniffer Rodrigues.
A vice-presidente da associação, Clarice Binda, diz que o compromisso da entidade está voltado para a equidade de gênero, e que o seminário busca trazer o tema ao debate e alertar integrantes do sistema de Justiça sobre a realidade atual.