Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia e Nicholas Shores. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Câmara rejeita PEC que muda regras do Conselho do Ministério Público

Em derrota para Lira, PEC 5 não teve quantidade de votos mínima; deputados vão analisar proposta original, de Paulo Teixeira (PT-SP)

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 20 out 2021, 21h06 - Publicado em 20 out 2021, 20h39

Em votação apertada, a Câmara rejeitou a proposta que pretendia alterar as regras de composição do Conselho Nacional do Ministério Público. As principais críticas ao projeto são voltadas ao fato de que a medida abriria espaço para a anulação de decisões de procuradores.

O substitutivo à PEC 5 não obteve os 308 votos necessários. No placar, o resultado foi de 297 contra 182 votos e 4 abstenções, faltando 11 votos para a aprovação. Agora, os deputados devem analisar o texto original da proposta, do deputado Paulo Teixeira (PT-SP).

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), encerrou a sessão em seguida.

Parlamentares ouvidos pelo Radar avaliam que Lira deverá tentar articular, nos próximos dias, a garantia de uma aprovação ao texto caso volte a ser pautado, mas que a tarefa será, naturalmente, mais difícil do que as costuras que foram feitas para a votação de hoje.

“Se não teve voto nem pro substitutivo, que já tinha uma série de concessões para o Ministério Público, vai ser difícil que tenha pro texto original. Isso e o fato de que o Lira saiu do plenário bufando, o que não é postura de quem espera uma vitória tão cedo”, diz um deputado que votou contra a PEC.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.