Câmara discute impasse entre geradoras de energia solar e distribuidoras
Comissão de Desenvolvimento Econômico faz audiência sobre impactos do ‘fluxo reverso’ sobre a geração distribuída no sistema elétrico nacional

A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara faz nesta terça uma audiência pública para debater os impactos do chamado “fluxo reverso” sobre a geração distribuída no sistema elétrico nacional.
A inversão de fluxo ocorre quando a produção de sistemas locais – como os fotovoltaicos – excedem seu próprio consumo e transmitem o excedente de volta à rede elétrica.
O debate foi solicitado pelo presidente da comissão, deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), diante da crescente tensão entre empresas de energia solar e distribuidoras.
De um lado, representantes de associações apontam que resoluções da Aneel sobre essa fonte têm inviabilizado sua expansão, ao impor condições desfavoráveis e que extrapolam as exigências do marco legal da geração distribuída.
Do outro, entidades como a Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee) e a própria Aneel defendem a necessidade de adaptação do sistema elétrico para evitar sobrecarga e garantir a segurança da rede.