Abril Day: Assine Digital Completo por 2,99
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Câmara atropela governo Lula e derruba decreto do aumento do IOF

Expectativa é que Alcolumbre atenda a um pedido de Motta e coloque o tema em votação no Senado ainda nesta semana

Por Marcelo Ribeiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 25 jun 2025, 19h31 - Publicado em 25 jun 2025, 19h28

Em nova derrota para o governo Lula, a Câmara aprovou nesta quarta-feira o projeto legislativo que derruba o decreto que aumentava a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras.

O resultado da votação representou um atropelo para o Executivo. 383 deputados votaram a favor do PDL, enquanto 98 foram contrários.

A expectativa é que o Senado confirme a derrubada ainda nesta semana, após o presidente da Câmara, Hugo Motta, fazer esse pedido ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, para que as duas Casas atuem alinhadas em relação ao assunto.

Sem consultar o governo, nem seus pares, Motta decidiu ontem que a proposição seria apreciada na tarde de hoje. Formalizou a decisão pelas redes sociais.

Antes disso, havia a expectativa de que deputados se debruçassem sobre o assunto apenas em julho, especialmente em função do plenário estar esvaziado nesta semana por causa dos festejos juninos pelo país.

Continua após a publicidade

Ao longo da votação, governistas reclamaram por Motta ter decidido antecipar a apreciação e da forma como ele tornou isso público – pelas redes sem convocar reunião de líderes.

Por outro lado, opositores elogiaram a iniciativa do paraibano e saíram em defesa da derrubada do decreto.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a 2,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.