Brasil teve aumento de mortes por contato com rede elétrica em 2024
Dados da Abradee apontam para 257 acidentes fatais somente no último ano

O Brasil registrou um aumento do número de mortes por contato com redes elétricas em 2024, em comparação com 2023. Segundo dados consolidados pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), o crescimento de casos aconteceu na contramão da tendência de queda observada no ano anterior.
Ao todo, foram 257 acidentes fatais, sete a mais que os 250 em 2023. Os casos mais frequentes no último ano envolveram obras e manutenções prediais, com 65 ocorrências, cabos energizados no solo, com 37, furtos de equipamentos e ligações clandestinas, com 29, além do uso inadequado de máquinas e equipamentos em áreas agrícolas, com 20.
“Os números mostram que ainda temos um longo caminho pela frente. O aumento dos acidentes fatais é um sinal claro de que precisamos intensificar o trabalho de orientação sobre os perigos da rede elétrica. Nosso compromisso de chegar a zero acidentes permanece.”, afirma Marcos Madureira, presidente da Abradee.
Em parceria com suas 42 distribuidoras associadas, a Abradee informou que deverá dar início ainda neste ano à 19ª edição de uma campanha educativa que visa a prevenção a acidentes do gênero.