Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Bolsonaro ressuscita ‘voto auditável’ e volta a atacar o TSE

Presidente sugere que tribunal é contra 'eleições limpas' e diz que irá conversar com embaixadores sobre tema

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 6 jun 2022, 13h54 - Publicado em 6 jun 2022, 13h51

O presidente Jair Bolsonaro (PL) ressuscitou a defesa do voto auditável — ‘esquecido’ em meio ao falatório contra urnas eletrônicas — e voltou a atacar os ministros do TSE nesta segunda-feira.

Irritado com o presidente Edson Fachin, que na última semana reuniu embaixadores para uma “sessão informativa” sobre as eleições, Bolsonaro declarou que conduzirá, por conta própria, um encontro com os chefes de missões diplomáticas para tratar do tema.

“Eu quero transparência, quero eleições limpas. Quero voto auditável , coisa que o TSE está nos negando (…) Assim como pretendo, na volta dos Estados Unidos, convidar embaixadores a conversar comigo sobre eleições”, disse em entrevista à Band.

Bolsonaro criticou, ainda, o processo eleitoral brasileiro e defendeu o modelo proposto pelas Forças Armadas — já rejeitado pelo TSE, que rebateu supostos problemas levantados pelos militares e reafirmou que não existe “sala escura” de apuração dos votos.

“Defendo termos uma apuração paralela. O voto vem chegando, vai pra sala-cofre, que é o que chamo de sala-secreta, e só eles têm acesso a isso. Seria esse mesmo duto abastecer de informações esse computador, do lado, das Forças Armadas. Que poderia estar em parceria com OAB, PF, que foram convidados para participar do processo eleitoral, mas não aceitaram”, lamentou Bolsonaro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.