Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Bolsonaro resgata discurso de derrotado e ajuda Lula no segundo turno

Em vez de comemorar os bons resultados na economia, como a terceira deflação, presidente volta a jogar apoiadores contra o sistema eleitoral

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 11 out 2022, 18h48 - Publicado em 11 out 2022, 18h27

Jair Bolsonaro vinha surfando uma onda positiva no noticiário durante os primeiros dias de campanha no segundo turno. A vitória de aliados nas eleições para o Congresso e em diferentes governos estaduais, no primeiro turno, lançou a campanha dele numa onda de otimismo. A própria votação do presidente, bem superior ao que as pesquisas mostravam, ajudou nessa consolidação de uma suposta “onda da virada”.

Nesse cenário, o presidente, na avaliação de aliados, deveria seguir batendo nas contradições de Lula e martelando os bons resultados econômicos do governo. Nesta terça, por exemplo, o presidente poderia ter investido nos dados que mostram a terceira deflação seguida no ano.

Em vez disso, os assuntos tocados pelo presidente, que acabam capturando a atenção dos eleitores, são a proposta de interferir no STF e a convocação de apoiadores para permanecerem nas zonas eleitorais no dia 30, como uma espécie de “fiscais” das eleições, algo sem fundamento e que só reproduz um discurso de quem não acredita na própria vitória. Uma fala de derrotado que ajuda Lula — ao aparentar que o próprio presidente já prevê a derrota — e desmotiva a equipe de campanha justamente no momento em que ela precisava de motivação.

“No próximo dia 30, de verde e amarelo, vamos votar. E mais do que isso. Vamos permanecer na região da seção eleitoral até a apuração do resultado”, disse o presidente num evento no Rio Grande do Sul.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.