Bolsonaro repassou relatório que questionava urnas, diz ex-chefe da FAB
Baptista Júnior disse ter feito perguntas e ponderações sobre o relatório após Bolsonaro apresentar o documento
O ex-comandante da Aeronáutica Carlos de Almeida Baptista Júnior disse, em depoimento no STF, que foi o ex-presidente Jair Bolsonaro quem apresentou aos comandantes das Forças Armadas o relatório do Instituto Voto Legal que questionava a lisura das urnas eletrônicas em 2022. O brigadeiro compartilhou a avaliação de que o documento possuía argumentos enganosos.
Em depoimento durante as oitivas das testemunhas do núcleo de desinformação da ação penal que analisa a trama golpista, Baptista Júnior disse ter feito perguntas e ponderações sobre o relatório, após Bolsonaro apresentar o documento.
De acordo com ele, Bolsonaro, então, telefonou ao presidente do IVL, Carlos Rocha, que também é réu da ação penal que investiga a tentativa de golpe.
No depoimento, ele disse que apresentou a Rocha os pontos em que era preciso aprofundamento e argumentou que considerava prematuro indicar fraude no sistema eleitoral. O presidente do IVL teria silenciado, de acordo com o ex-chefe da FAB.
Batista Júnior pediu que o coronel Wagner Oliveira da Silva, que compunha a Comissão de Fiscalização do Sistema Eletrônico de Votação, analisasse o documento. Dois dias depois, Silva afirmou a ele que não existia fraude capaz de alterar o resultado das eleições.
Durante o depoimento, o brigadeiro afirmou que ele e a família foram e ainda são alvos de ataques nas redes por ele não ter embarcado na ideia de ruptura institucional.
“Eu não tenho dúvida que os ataques que foram direcionados a mim e ao general Freire Gomes [ex-comandante do Exército] tinham em grande parte o intuito de que mudássemos a nossa postura legalista”, afirmou Baptista Júnior ao ser questionando pela Procuradoria-Geral da República.
Moradores do Retiro dos Artistas comovem com pedidos de Natal
As reações nos bastidores do STF ao projeto que reduz pena de Bolsonaro
Governo confirma novo valor do salário mínimo para 2026
Repercussão nas redes e temor com protestos colocam em dúvida votação de PL da Dosimetria no Senado
Vasco x Fluminense na Copa do Brasil: onde assistir, horário e escalações







