BNDES aprova R$ 445 milhões para Marcopolo exportar veículos e carrocerias
Produção da empresa com sede em Caxias do Sul (RS) será vendida para países da América do Sul e da África

O BNDES aprovou um financiamento no valor de 80 milhões de dólares – o equivalente a aproximadamente 445 milhões de reais – para a Marcopolo produzir veículos de transporte de passageiros e carrocerias para exportação.
A linha de crédito permitirá que a empresa com sede em Caxias do Sul (RS) amplie sua participação no mercado internacional, segundo o banco. Os veículos e carrocerias serão exportados principalmente para Chile, Peru, Argentina e países da África.
“O apoio às exportações das empresas brasileiras está alinhado com o objetivo estratégico do governo do presidente Lula de garantir competitividade à indústria brasileira no exterior e de promover o ingresso de divisas no país e de modernização da economia”, diz o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
Segundo o diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do Banco, José Luís Gordon, a operação aprovada pelo BNDES está alinhada à Nova Indústria Brasil (NIB), do Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
“Instrumentos de apoio às exportações de empresas brasileiras são fundamentais para aumentar a utilização da capacidade instalada das fábricas e manutenção de empregos no Brasil”, afirma Gordon.