Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Radar

Por Gustavo Maia (interino) Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Nicholas Shores e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

As reações da Associação dos Juízes Federais e da OAB a Lewandowski no MJ

O ex-ministro do Supremo foi anunciado por Lula há pouco como futuro chefe do Ministério da Justiça e Segurança Pública

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 8 Maio 2024, 16h58 - Publicado em 11 jan 2024, 12h29

A Associação dos Juízes Federais do Brasil e o Conselho Federal da OAB divulgaram notas saudando a indicação de Ricardo Lewandowski para comandar o Ministério da Justiça e Segurança Pública, anunciada há pouco pelo presidente Lula. O ex-ministro do STF tomará posse no cargo no dia 1º de fevereiro, no substituindo Flávio Dino, que será empossado como integrante do Supremo em 22 de fevereiro.

Entidade representativa da magistratura federal brasileira, a Ajufe lembrou que Lewandowski é associado benemérito da associação e afirmou que sua trajetória jurídica e vasta experiência como advogado, professor ou ministro do STF por 17 anos, “conferem-lhe uma notável bagagem para conduzir as demandas e desafios inerentes à pasta da Justiça”.

“A sua atuação pautada pela imparcialidade, seriedade e comprometimento com a justiça e a legalidade são aspectos que certamente contribuirão para o fortalecimento das instituições e para a consolidação do Estado Democrático de Direito. A Ajufe deseja sucesso ao Ministro Ricardo Lewandowski na nova etapa e se coloca à disposição para colaborar nesta desafiadora missão da sua carreira profissional”, concluiu a nota, assinata pela diretoria da entidade.

A cúpula da OAB, por sua vez, parabenizou o “advogado Ricardo Lewandowski”. “A advocacia nacional cumprimenta Ricardo Lewandowski, com votos de que faça uma gestão bem sucedida e profícua à frente do Ministério da Justiça. A OAB estará à disposição do ministro para os projetos e iniciativas de sua gestão no ministério”, afirmou o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Beto Simonetti.

Continua após a publicidade

Ele disse ainda que o futuro ministro da Justiça tem “longo histórico de comprometimento com a Constituição, com a coisa pública e também com os direitos e garantias fundamentais, inclusive com as prerrogativas da advocacia”.

O Instituto Brasileiro de Direito do Seguro também se manifestou, nesta sexta, sobre a escolha de Lewandowski, classificado como “das raras pessoas que reúnem as qualidades que a posição necessita: decência, independência, conhecimento, experiência e identidade com o programa do governo”.

“Sua escolha, portanto, demonstra sabedoria do presidente Lula e a certeza de que a Justiça e a Segurança Pública estarão em boas mãos”, diz nota assinada pelo presidente do IBDS, Ernesto Tzirulnik.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.