As providências de José Múcio para ficar ‘à disposição’ de Lula
O ex-presidente do TCU é cotado para comandar o Ministério da Defesa no novo governo do petista

Cotado para chefiar o Ministério da Defesa no novo governo Lula, o pernambucano José Múcio Monteiro viajou nesta quinta-feira ao Recife para tomar algumas providências a fim de ficar “à disposição” do presidente eleito caso seja escolhido para o cargo. Na edição que está nas bancas, VEJA mostrou como Lula desenha a estratégia pacificadora para a transição dos chefes militares, que incluiria a nomeação de José Múcio.
Ex-deputado federal, ex-ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais no segundo mandato do petista e, mais recentemente, ex-presidente do TCU, ele conversou com Lula nesta semana e ouviu que ele precisaria dos seus serviços.
Por isso, resolveu ir a Pernambuco para se desvencilhar de eventuais impeditivos de ordem prática para entrar no governo a partir de janeiro. José Múcio deve retornar a Brasília neste domingo, no mesmo dia em que o presidente eleito retornará de São Paulo para a capital federal.
No início da tarde desta sexta, Lula foi questionado se Múcio será ministro da Defesa, já que ele teria dito que “está pronto”.
“Tudo o que as pessoas falarem, é bom que vocês publiquem, porque eu fico sabendo. Mas o que vai valer é quando eu falar. Quando eu falar, é definitivo”, declarou o presidente eleito.