Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Apuração contra o orçamento secreto mira emendas da bancada gaúcha

A PGR abriu, nesta semana, uma nova leva de ações para rastrear o dinheiro que jorrou do Congresso para prefeituras a partir do orçamento secreto

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 11 out 2024, 19h05 - Publicado em 11 out 2024, 10h01

A PGR abriu, nesta semana, uma nova leva de ações para rastrear o dinheiro que jorrou do Congresso para prefeituras a partir do orçamento secreto.

Os novos procedimentos buscam saber o destino final de cerca de 2 milhões de reais liberados a cidades gaúchas — Boa Vista das Missões, Dois Irmãos das Missões, Cerro Grande e Água Santa — a partir das emendas dos deputados Lucas Redecker (PSDB), Giovani Cherini (PL), Covatti Filho (PP), Afonso Motta (PDT) e Mauricio Marcon (Podemos). O senador Hamilton Mourão (Republicanos) também integra esse lote de apurações.

“As ‘emendas Pix’ reduzem a capacidade de controle da aplicação de verbas federais e, uma vez que são desprovidas das ferramentas de fiscalização constitucionais, arriscam a se convolar em instrumento deturpador das práticas republicanas de relacionamento entre agentes públicos, propiciando o proveito de interesses distintos dos que a atividade política deve buscar”, diz a PGR.

Os casos estão vinculados à 5ª Câmara de Coordenação e Revisão, colegiado da PGR responsável por garantir a transparência na aplicação de recursos e coibir atos de corrupção.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA DE INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.