Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Após deixar o Podemos, Arthur do Val diz que não irá disputar reeleição

Deputado estadual na Assembleia Legislativa de São Paulo, parlamentar é alvo de diversos pedidos de cassação após falas sobre mulheres ucranianas

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 8 mar 2022, 18h56 - Publicado em 8 mar 2022, 18h38

Poucas horas após se desfiliar do Podemos, o deputado estadual de São Paulo Arthur do Val, conhecido como ‘Mamãe Falei’, anunciou que não irá disputar a reeleição a uma vaga na Assembleia Legislativa do estado.

Em documento enviado aos colegas parlamentares, do Val diz que, apesar do “absurdo” dito em áudios que circularam na última semana, não houve assédio e que, por isso, pede uma punição “justa”.

Além de ser alvo de diversos pedidos de cassação do seu mandato na Alesp, o deputado entrou na mira do próprio partido, o Podemos, que abriu processo disciplinar interno para analisar um pedido de expulsão — depois da abertura, do Val decidiu por conta própria pedir a desfiliação.

“Não houve nenhum tipo de assédio, foram palavras. Horrorosas, desrespeitosas e desprezíveis, mas foram palavras. Assumo e entendo a necessidade desta Casa em aplicar-me uma punição. É justo e necessário. Entretanto, peço encarecidamente que considere a ausência de dolo e de dano a terceiros na dosimetria da pena. Se de um lado a punição é necessária, de outro, a cassação se faz excessiva”, diz em trecho da carta enviada aos gabinetes de deputados estaduais na tarde desta terça.

Nos áudios vazados enquanto ainda estava na Ucrânia, Arthur do Val disse que as mulheres do país “são fáceis, porque são pobres” e que a fila de refugiadas é melhor do que “a melhor balada de São Paulo”, entre outras declarações.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.