Aliado diz que Fufuca deixará governo Lula ‘muito em breve’
Crise de credibilidade do Planalto pode gerar efeito contrário ao esperado inicialmente pelo líder do PP, Ciro Nogueira, que mirava votos no Maranhão

Ministro do Esporte, André Fufuca é o único membro do PP a integrar o governo Lula. A legenda é chefiada pelo ex-ministro de Jair Bolsonaro, Ciro Nogueira, que é notoriamente alinhado ao bolsonarismo.
Ao Radar, o deputado e presidente do PP em São Paulo, Maurício Neves, disse que Fufuca aceitou o convite do presidente Lula para compor o governo por questões pessoais, e não partidárias. O maranhense substituiu a ex-ministra Ana Moser, demitida em setembro de 2023.
Neves apostou, no entanto, que o ministro do Esporte desembarcará do Planalto em breve, antes mesmo das eleições presidenciais de 2026, contribuindo para o esfacelamento da base aliada do governo.
Segundo o líder regional da sigla, Ciro Nogueira não contestou a adesão de Fufuca ao atual governo por enxergar no ministro um potencial aglutinador de votos no Maranhão, região que cedeu 71,14% dos votos válidos a Lula no pleito de 2022.
Avaliou, contudo, que a crise de credibilidade que atinge o governo federal repercute mal dentro do partido e pode gerar o efeito contrário, contribuindo para que Fufuca não hesite, em um futuro próximo, a acatar uma ordem de Ciro para que deixe o barco.
“Ele (Fufuca) tem um bom relacionamento com o presidente Ciro, tem um protagonismo no partido, foi líder do partido, então sempre foi um cara de confiança e é um grande deputado, e eu acho que ele vai acabar acatando e muito em breve vai entregar esse ministério”, declarou Neves.