Relâmpago: Digital Completo a partir R$ 5,99
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Agência ligada ao PT foi líder em verbas eleitorais, mas saldo decepcionou

Urissanê recebeu quase 14 milhões de reais de 18 campanhas e do Diretório Nacional do partido de Lula, mas só três candidatos se elegeram

Por Pedro Pupulim Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 2 nov 2024, 14h01

A agência de comunicação Urissanê, do marqueteiro Otávio Antunes, foi a que mais ganhou dinheiro nessas eleições municipais. Recebeu quase 14 milhões de reais de 18 campanhas diferentes e da Direção Nacional do PT — que investiu quase 4 milhões nos serviços da empresa.

O partido foi o primeiro colocado na lista dos candidatos que contrataram a agência, com 12 campanhas. Na sequência, veio o PDT, com duas, e PSDB, PSD, PV e PCdoB, com uma cada.

Nos anos de 2018 e 2022 a Urissanê também trabalhou nas campanhas de Lula e Fernando Haddad. Primeiro, para a presidência da República, e, há dois anos, para o Governo de São Paulo. Só nesta última, a empresa faturou 17,3 milhões de reais.

Em 2024, o candidato que mais gastou com a contratação da Urissanê foi o deputado federal Rogério Correia (PT-MG), com um investimento de 3 milhões de reais. O petista disputou a prefeitura de Belo Horizonte, mas recebeu somente 4,37% dos votos válidos e não foi ao segundo turno. A deputada Maria do Rosário (PT-RS) pagou 1,22 milhão de reais e foi ao segundo turno da disputa à Prefeitura de Porto Alegre, mas perdeu para o atual prefeito Sebastião Melo (MDB-RS).

Quem fecha o “top 3” é a deputada federal Dandara Silva (PT-MG), que pagou 1,21 milhão de reais à Urissanê e obteve 24,56% dos votos na capital mineira, mas não foi ao segundo turno.

Continua após a publicidade

Das 18 campanhas, apenas três foram eleitas e, curiosamente, somente uma é do PT. Com 50,36% dos votos, Fernando Stephan Marroni pagou 200.000 reais à agência e venceu a disputa à prefeitura de Pelotas (RS).

Os outros dois vencedores foram Gustavo Lemos Petta (PCdoB), eleito vereador em Campinas (SP) com 4.803 votos, gastando 5.000 reais com a Urissanês, e Rodrigo Neves (PDT) , eleito prefeito de Niterói com 57,20% dos votos válidos no segundo turno. Neves destinou 972.000 reais à agência.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada revista sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.